Como descartar pão mofado

Como descartar pão mofado? Será que pode ser jogado no lixo comum ou existe alguma outra maneira de reaproveitamento do pão estragado? Neste post trazemos algumas dicas sobre o descarte consciente de pão mofado, se existe algum perigo para o meio ambiente.

Dicas para descartar pão mofado

O principal que todas as pessoas precisam saber é que, não é seguro comer o pão mofado. Quando você vê o mofo na superfície do pão, é porque uma quantidade enorme dos fungos já se espalharam pelo poros no interior do pão. Alguns tipos de fungos podem causar intoxicação alimentar grave e até câncer, como no caso do fungo aflatoxina presente em amendoim e outras semente oleosas estragadas.

A melhor forma de descartar o pão mofado é justamente colocando na sua compostagem. O pão mofado nada mais é do que sua decomposição natural. Ou seja, ele já começou a se decompor sozinho. Ao colocar na compostagem, você estará ajudando no processo de sua decomposição. Não importa o tipo de pão, se você não irá comer, pode colocar na compostagem.

Antes de colocar no recipiente, corte em pedaços pequenos e, se quiser, misture com sobras de legumes e vegetais. Você poderá colocar tudo junto na compostagem. O pão libera nitrogênio na pilha de composto. Mas lembre-se que alimentos atraem animais, portanto tenha cuidado onde deixar a composteira.

Como descartar pão mofado, francês, baguete
Dicas para descartar pão mofado

Quem não possuir compostagem em casa, pode descartar no lixo comum junto com outros resíduos de alimentos. Embale em sacos de papel, pois são mais amigos da natureza. Se não tiver pode embalar no de plástico mesmo.

O pão irá se decompor no aterro sanitário dentro de um mês. Ele se mistura com a terra e não traz prejuízos para gerações futuras.

Lembrando que você não deve comer pão mofado, o risco é muito grande de estar lotado de mofo dentro do pão, pois ele começa a se proliferar de dentro para fora. Ou seja, se na superfície tem um pouco, o interior estará lotado e você não está conseguindo ver.