Como descartar purificador de água

Como descartar purificador de água? Será que devo jogar no lixo comum que vai para o aterro sanitário? Ou será que este tipo de equipamento pode ser reciclado? Neste post trazemos algumas dicas sobre o descarte consciente de purificador de água. Sempre pensando na melhor maneira, para não prejudicar o meio ambiente. Aproveite para conferir como descartar os filtros de purificador água.

Dicas para descartar purificador de água

O mais importante é que você nunca deve jogar purificador de água no lixo comum, pois ele contém partes plásticas e partes de metal. São produtos que irão levar centenas de anos para se decompor no meio ambiente.

Caso o purificador ainda esteja funcionando, procure alguém que queira continuar utilizando. Uma coisa que não tem mais utilidade para você, pode ser útil para outra. Assim você evita o descarte desnecessário.

Se não conhecer alguém que queira, você pode tentar doar o equipamento. O Exército da Salvação recebe doações dos mais variados tipos de produtos, nesta página você pode conferir as cidades atendidas e nesta página os postos de coleta.

Você também pode buscar alguma instituição de caridade da sua cidade, provavelmente eles irão aceitar o equipamento.

Se não encontrar local para doar, o ideal é enviar para a reciclagem de eletrônicos. Primeiro tente entrar em contato com a marca do seu equipamento (se ainda existir). Você pode buscar pela marca no Google, que deve aparecer o telefone. Verifique se eles possuem o recurso de logística reversa, onde você envia o equipamento antigo de volta para eles, e eles fazem o descarte correto.

Como descartar purificador de água
Dicas para descartar purificador de água

Caso a marca não exista mais ou a marca não possua logística reversa, veja neste site da Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos, os locais onde você pode deixar o equipamento. Basta preencher com seu CEP e depois digitar purificador, clique em cima de “Purificador de água”. Depois clique em “Encontrar pontos”. Eles vão mostrar todos os endereços na sua cidade, onde você pode entregar o purificador para ser reciclado.

Evite ao máximo jogar no lixo comum, esses tipos de equipamentos vão se acumulando no aterro sanitário, trazendo prejuízos para gerações futuras.