Como descartar vidro

Como descartar vidro de maneira correta? Pode jogar vidro direto no lixo comum? Qualquer vidro pode ser reciclado? Veja agora as melhores maneiras de jogar vidro fora sem comprometer o meio ambiente e os trabalhadores que recolhem o lixo.

Como descartar vidro

Para quem não sabe, o vidro é 100% reciclável, podendo ser reciclado infinitamente sem perder sua qualidade e pureza. Ele é feito de areia (70%), sódio, cálcio e outros componentes químicos. O vidro reciclado pode ser usado como parte da receita do vidro e, assim, diminuir a energia usada no forno de queima, reduzindo custos e ajudando o meio ambiente.

Vidros usados em alimentos e bebidas não sofrem o mesmo processo de reciclagem dos vidros de louças, janelas, blindex e outros, mas também podem ser reciclados separadamente.

Tente sempre descartar o vidro colocando-o junto com as coisas para serem enviadas para reciclagem. Mesmo os vidros quebrados podem ser reciclados, sem problema algum.

No caso do vidro quebrado você precisa ter atenção na hora de embalar. Embrulhe os cacos de vidro com bastante jornal e coloque dentro de potes de plástico tipo sorvete. Se os cacos forem pequenos você pode colocar dentro de uma garrafa PET cortando ela ao meio e depois fechando com a parte superior. Outra opção é usar embalagens cartonadas.

Como descartar vidro quebrado ou inteiro
Como descartar vidro quebrado ou inteiro

Não sabe onde tem posto de reciclagem na sua cidade? Entre em contato com a Prefeitura que eles poderão indicar.

Se na sua cidade não tiver reciclagem não tem jeito, embale bem como explicado e jogue no lixo comum. Mas só faça isso se não tiver outra alternativa para o vidro! Dependendo do que for você pode doá-l ou aproveitar para artesanato.

Deixe um Comentário