Como descartar absorventes femininos (modess)

Como descartar absorventes femininos? É errado jogar absorvente no lixo comum da casa? Absorventes podem ser reciclados? Qual melhor maneira de descarte de absorventes externos, internos e copinho coletor? Respoderemos as perguntas abaixo.

Como descartar absorventes femininos

Infelizmente os absorventes íntimos externos e internos ainda não são recicláveis no Brasil. Mas já existem processos de reaproveitamento de absorventes usados incluindo fraldas.

O interior do absorvente íntimo normalmente é composto de polímeros plásticos com gel absorvente (poliacrilato de sódio) envolvido por uma capa de fibra de celulose e outra capa por cima desta feita de tela polimérica. Levam 500 anos para se decompor no aterro sanitário e se forem incinerados liberam gases tóxicos.

Como no Brasil não temos reciclagem, o que muitos ambientalistas recomendam é substituir os absorventes íntimos descartáveis por absorventes de pano que duram de 6 a 10 anos ou copinho coletor de silicone que duram de 4 a 10 anos. Lembrando que é preciso ter alguns cuidados ao usar estes tipos de absorventes reutilizáveis.

Descarte no Brasil

Para descartar enrole o absorvente externo nele mesmo, deixando a parte com sangue para dentro. Depois envolva com papel higiênico e coloque no lixo do banheiro. No caso do absorvente interno também deve-se enrolar no papel higiênico antes de jogar no lixo.

Como descartar absorventes
Como descartar absorventes

Não deixe o lixo do banheiro muito tempo na lixeira quando tiver menstruação no aborvente íntimo. O sangue irá degradar com o tempo causando um cheiro desagradável.

Nunca jogue absorvente íntimo no vaso sanitário! Eles poderão entupir o encanamento.

Os copinhos coletores de silicone por enquanto não possuem reciclagem no Brasil.

Deixe um Comentário