Como descartar balança de banheiro digital? Devo jogar no lixo comum, que é levado para o aterro sanitário? Ou será que pode ser reciclado? Neste post trazemos algumas dicas sobre o descarte consciente de balanças eletrônicas, sempre pensando na melhor maneira para não prejudicar o meio ambiente.
Dicas para descartar balança de banheiro
As balanças digitais de banheiro são produtos eletrônicos, que contêm partes plásticas, metálicas, de vidro, circuitos eletrônicos e, em alguns casos, bateria. São produtos que levarão centenas de anos para se decompor no aterro sanitário, e podem causar contaminação do solo se tiver bateria. Portanto, não coloque para descarte no lixo comum.
Esses tipos de balança fazem parte da Política Nacional de Resíduos Sólidos, na qual o fabricante deve oferecer a opção de logística reversa. Você envia o equipamento para eles, e eles são responsáveis pelo descarte consciente, fazendo reciclagem ou não.
Portanto, a primeira coisa a fazer é entrar em contato com o fabricante, para saber se possuem esta opção de devolução do equipamento quebrado. Você poderá encontrar o telefone do fabricante pelo Google.
Se não houver logística reversa ou se a marca já não existe mais, recomendamos deixar separado com outros produtos eletrônicos, que serão recolhidos pela reciclagem da sua cidade. Se na sua cidade não existir coleta residencial, você mesmo pode entregar o equipamento no posto de reciclagem de eletrônicos. Caso não saiba o endereço, entre em contato com a prefeitura de onde você mora, pois eles possuem cadastro dessas empresas.
Outra dica é procurar empresas de reciclagem na web. Uma opção é utilizar o site da Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos. Preencha com seu CEP, depois clique no campo “Produto” e digite balança, clique em “Encontrar pontos”. Ele irá listar os locais onde você pode entregar o equipamento. O local aparecerá no mapa do lado direito e na parte debaixo da página, com endereço completo.
Caso a balança eletrônica não esteja quebrada, se você apenas cansou dela, ou vai se mudar para outro país e não deseja levar, recomendamos doar para algum conhecido ou vizinho. Assim outra pessoa poderá continuar aproveitando do equipamento e você evita o descarte desnecessário.