Como descartar bijuterias

Como descartar bijuterias? O que fazer com bijouterias antigas que não vai mais utilizar? Será que elas podem ser recicladas ou deve-se jogar no lixo comum? São prejudiciais ao meio ambiente? Veja abaixo as melhoras maneiras de se desfazer de bijuterias.

Como descartar bijuterias

As bijuterias são em sua maioria feitas de metais imitando prata e ouro, podendo conter pedras de plástico ou vidro que imitam pedras preciosas.

Como descartar bijuterias
Como descartar bijuterias

O que se tem que ter cuidado é que algumas destas bijuterias podem conter mercúrio, chumbo e outros compostos químicos que são prejudiciais para saúde e para o meio ambiente. Por isso não se deve dar bijuterias para crianças e muito menos jogá-las no lixo comum.

Algumas bijouterias são recicláveis e podem ser enviadas para o posto de reciclagem correto. Verifique se ela é de metal ou de plástico e separe com o lixo correto para ser enviado para reciclagem. Qualquer coisa fale com a Prefeitura da sua cidade para saber onde ficar o posto de coleta.

Caso as bijuterias não estejam estragadas, você só tenha enjoado, é possível reaproveitá-las criando outras coisas legais. No YouTube tem diversos vídeos de reaproveitamente de bijuterias, um deles abaixo.

Quem não tiver tempo para criar outras coisas com a bijuteria, uma dica é doar para algum bazar pois eles podem vender as peças. Por enquanto ainda não existe logistica reversa de bijuterias no Brasil.

Em último caso, não encontrando outra pessoa que queira, aí jogue no lixo comum.

Deixe um Comentário