Como descartar aparelho de barbear e lâminas

Como descartar aparelho de barbear e lâminas? Qual a maneira correta de descatar barbeador elétrico e lâminas de barbear? Pode jogar direto no lixo? Eles podem ser reciclados? Saiba mais abaixo.

Como descartar aparelho de barbear

Os aparelhos de barbear descartáveis (lâminas de barbear) costumam ser recicláveis pois são feitos de plástico e metal de aço inoxidável. Mesmo sendo recicláveis, o processo de reciclagem é bem caro e não existem muitos postos de coleta no Brasil.

No Rio de Janeiro, por exemplo, só tem um posto que faz este tipo de reciclagem e fica em Niterói (Rsd Nit – Comércio de Sucatas Ltda).

Se você costuma utilizar muitos aparelhos de barbear, junte em um saco conforme não forem mais utilizados e depois entregue em um posto de coleta de reciclagem de aparelhos de barbear descartáveis. Dê uma ligada para a Prefeitura da sua cidade para descobrir o local adequado.

Não havendo reciclagem na sua cidade, coloque os aparelhos e lâminas dentro de uma garrafa pet cortada ao meio (e depois fechada com fita adesiva) ou uma caixa de plástico, pote de sorvete, algo assim. Jogue no lixo comum. É importante tomar esta precaução para não trazer riscos ao trabalhador da coleta de lixo.

Como descartar aparelho de barbear e lâminas
Como descartar aparelho de barbear

Por isso o recomendado é utilizar barbeador elétrico que tenha bateria carregável, assim você estará contribuindo para o meio ambiente.

E aparelho de barbear elétrico? É reciclável?

No caso dos aparelhos elétricos quebrados ou que não queira mais utilizar, nunca jogue no lixo comum pois irá causar danos graves ao meio ambiente!

Estes aparelhos também podem ser reciclados, existem diversos postos de coleta espalhados pelo Brasil. São coletas de lixo eletrônico que costumam aceitar este tipo de equipamento. Dê uma ligada para a Prefeitura da sua cidade para saber o local exato.

Outra opção é a logística reversa. Você devolve o aparelho com defeito para o fabricante e ele irá fazer o descarte consciente. Diversas marcas do país possuem esta opção, dê uma ligada para a marca do seu.

Deixe um Comentário