Como descartar amianto, asbesto

Como descartar amianto? Tem várias telhas antigas de amianto e não sabe como jogá-las fora? Neste post explicaremos a maneira correta de descarte de asbestos (amianto). Um material controverso perigoso que pode trazer problemas para o meio ambiente e para nossa saúde.

Como descartar amianto

Para quem não sabe, o perigo do amianto está em suas fibras que se dispersam no ar e podem ser inaladas, estas fibras não são expelidas do pulmão e podem causar diversas doenças como asbestose (lesão no pulmão causada por ácido produzido pelo organismo para tentar dissolver as fibras), mesotelioma (tipo de câncer na pleura do pulmão que mata em 12 meses), verrugas de asbestos (quando fica alojada na pele) e outras.

Por causa destes perigos para saúde, o amianto está proibido em vários países. No Brasil a extração, industrialização e comercialização foram proibidos pelo Superior Tribunal Federal em 2017.

Infelizmente não existe reciclagem para o amianto nem reutilização, e para piorar, o amianto tem uma durabilidade de 70 anos.

Como descatar amianto
Como descartar amianto

O recomendado pelo Conama, Conselho Nacional do Meio Ambiente, em 2004 é que você não deve jogar no aterro sanitário as telhas de amianto ou qualquer outro produto de amianto como caixa d’água e outros. O correto é enviar para aterro especializado no descarte deste produto. Por isso procure a prefeitura da sua cidade para saber se existe algum aterro deste tipo no seu município.

Para levar ao aterro especializado será preciso remover a telha de amianto ou caixa d’água. Atenção! Faça isto usando máscara pois ela pode quebrar e você inalar as fibras cancerígenas! Não se deve brincar com este

Deixe um Comentário