Como descartar spray de pimenta

Como descartar spray de pimenta? Pode jogar o spray de pimenta velho direto no lixo comum da casa? Ou ele deve ser reciclado para não contaminar o meio ambiente? Neste post explicaremos sobre a melhor forma de jogar spray de pimenta fora e se eles podem ser reciclados.

Como descartar spray de pimenta

O spray de pimenta pode sim ser reciclado assim como as outras latas de aerossol como desodorantes, inseticidas e medicamentos. Ela não deve ser jogada no lixo comum!!

O correto é enviar para o posto de coleta específico que cuida deste tipo de produto. Isto porque o aerossol possui elementos químicos perigosos como zinco, manganês, chumbo, mercúrio e outros. São elementos perigosos para nossa saúde e para o meio ambiente.

Entre em contato com a prefeitura para saber o local correto no seu município.

Nunca fure a lata pois pode explodir, os elementos químicos dentro da embalagem são inflamáveis! Nunca coloque no fogo! Use até o final, mesmo que esteja vencido aperte até sair todo o gás. Aperte longe do rosto.

Como descartar spray de pimenta
Como descartar spray de pimenta

Para ter uma idéia, algumas empresas possuem máquinas para furar a lata e remover as substâncias químicas de dentro, pois elas podem causar irritações na pele, problemas respiratórios, perda de memória, distúrbios digestivos e vários outros. Assim nenhum trabalhador entra em contato com as substâncias.

Logística reversa

Algns estados possuem a logística reversa para latas de aerossol, mas não são todos. Com a logística reversa você pode entrar em contato com o fabricante, que o próprio fabricante vai fazer o descarte consciente do produto.

Caso seu spray de pimenta tenha alguma marca específica, tente entrar em contato com o fabricante para saber se aceitam produtos velhos ou vencidos.

Portanto, jogue no lixo apenas se não tiver outra maneira de descarte. Evite ao máximo jogar este tipo de produto no lixo comum.

Deixe um Comentário