Como descartar fita VHS

Como descartar fita VHS corretamente? Qual a melhor maneira de se desfazer de fita VHS velha para não poluir o meio ambiente? As fitas VHS são recicláveis? Neste post explicaremos sobre o que você pode fazer com as fitas VHS antigas que não queira mais e se deve destruí-las antes do descarte.

Como descartar fita VHS

As fitas VHS possuem partes recicláveis, a parte externa de plástico e algumas partes de dentro. Mas o problema delas é a fita magnética preta que contém elementos tóxicos e perigosos como óxido de ferro e cromo, não é recomendado nem mesmo você abrir e pegar na fita com as mãos.

Como descartar fita VHS
Como descartar fita VHS corretamente

É por isso que as VHS não devem ser jogadas nem no lixo comum. Elas contaminam o solo e a água.

No Brasil existem postos de reciclagem de fitta VHS mas são poucos, muito poucos mesmo, não estando disponível em todos os estados. Uma das empresas que aceitam é a Recycare de São Bernardo do Campo em São Paulo.

Outra opção seria doação mas atualmente nem locais de caridade, bazar estão querendo estas fitas pois já estão obsoletas.

Quem gosta de fazer artesanato pode reaproveitar as fitas VHS fazendo outras coisas diferentes. No YouTube tem diversos tutoriais de reaproveitamente ou upcycle. O vídeo abaixo mostra 10 coisas que você pode fazer com as fitas velhas:

Portanto, somente jogue no lixo comum como último recurso. E nunca jogue direto solta no lixo! Embale em sacos plásticos para não deixar os produtos da fita magnética entrarem em contato com o solo no aterro sanitário.

Caso tenha informações privadas nas fitas é importante destruir antes de jogar no lixo! Uma das dicas é passar as fitas em um ímã para desmagnetizar, pode ser ímã de alto falante (caixa de som). Ou então passe no triturador ou queime ela, mas tenha cuidado e use luvas!

Deixe um Comentário