Como descartar pilhas usadas comuns ou alcalinas

Muitas pessoas acham que não causa problema, mas descartar pilhas usadas comuns ou alcalinas diretamente no lixo, pode trazer uma série de danos para o meio ambiente.

Quem nunca pegou uma pilha e colocou no lixo orgânico da cozinha que atire a primeira pedra. Isso acontece todos os dias, mas nem precisamos dizer que é errado, muito errado.

Pilhas usadas sejam comuns ou alcalinas merecem um descarte especial. Elas não podem ser colocadas em qualquer lixeira. Nós iremos explicar neste post como você pode fazer este descarte corretamente.

O que fazer para descartar pilhas usadas comuns ou alcalinas de maneira correta

Pilhas e outros eletrônicos contém materiais muito tóxicos que poluem de maneira agressiva o meio ambiente. O solo fica inutilizável e a água imprópria para qualquer tipo de uso.

Por lei, os postos de venda destes itens devem disponibilizar caixas para recolher o material usado. O maior problema no Brasil, é que a grande maioria das pilhas vendidas por aqui são piratas. Quem compra pilhas em camelôs, além de contribuir para a venda ilegal, também colabora para a degradação do meio ambiente.

Pilhas piratas ainda tem outro risco muito maior. Elas não são regulamentadas por nenhum órgão no país. Desta forma, não há qualquer controle sobre sua produção. Ela pode conter materiais ainda mais tóxicos que as pilhas legalizadas e também causar vazamentos de líquidos e outros acidentes.

Para descartar pilhas usadas comuns ou alcalinas de maneira correta, procure as caixas específicas nos pontos de venda. Geralmente você encontra estas caixas em supermercados, lojas de departamento ou centros de reciclagem.

Como descartar pilhas usadas

Estas empresas então, encaminham as pilhas para o descarte correto, evitando assim que elas causem danos para o meio ambiente.

É importante cada um fazer a sua parte e contribuir para um planeta melhor. Cada pequeno gesto, por menor que seja, pode fazer uma enorme diferença no futuro.

Deixe um Comentário