Como descartar gesso

Como descartar gesso corretamente? Pode jogar resíduo de gesso direto no lixo comum para o lixeiro pegar ou é perigoso para o meio ambiente? O gesso é um dos resíduos mais comuns da construção civil, neste post explicaremos se ele pode ser reciclado e onde deve ser descartado.

Como descartar gesso

Não se deve jogar o gesso no aterro sanitário!! Pois ele pode causar problemas graves para o meio ambiente. Ao entrar em contato com o ambiente ele se torna tóxico, provocando a sulfurização do solo. Esta sulfurização cria bolsões que desestabilizam o terreno e contaminam o lençol freático.

Como descartar gesso
Descarte de gesso para não prejudicar o meio ambiente

O gesso também não pode ser incinerado! Pois sua queima produz dióxido de enxofre que é um gás tóxico.

Por isso a melhor maneira de descarte do gesso é reciclá-lo. Na reciclagem ele é separado dos outros resíduos de construção para readquirir as características químicas da gipsita, principal componente do gesso, podendo ser 100% aproveitado. Depois de limpo ele poderá ser reaproveitado:

  • Na indústria de cimentos, como retardante de pega do cimento;
  • No setor agrícolo, como fertilizante e corretivo de acidez do solo;
  • Na indústria de transformação do gesso.

Para ser enviado para reciclagem o gesso tem que ser armazenado em canteiro separado de madeira, argamassa, papéis, plástico etc. Se ele for misturado a outros rejeitos, simplesmente inviabiliza a reciclagem e o material acaba tendo que ser enviado para aterro da obra.

Existe a logística auto-reversa de gesso, no qual a construtora devolve os resíduos da obra para Área de Transbordo e Triagem, que faz o tratamento e envia para a indústria que irá utilizá-lo.

Deixe um Comentário