Como descartar isopor

Como descartar isopor corretamente? Pode jogar o isopor no lixo comum ou ele prejudica de alguma maneira o meio ambiente? O isopor é um produto reciclável ou não tem como reaproveitá-lo? Neste post explicaremos sobre o descarte consciente do isopor.

Como descartar isopor

O isopor, também conhecido como EPS, é feito de poliestireno, um polímero atóxico que é 100% reciclável (resíduos inertes, Classe IIB). Isso mesmo, se você achava que o isopor não podia ser reaproveitado se enganou.

É muito importante fazer o descarte correto, apesar de não conter elementos tóxicos, seu tempo de decomposição no ambiente é indeterminado, não se tem idéia exata de quanto tempo leva para ele degradar. Além disso se jogado no mar, causam intoxicação dos animais pois eles comem o isopor.

Para reciclar deve-se separá-lo junto com outros resíduos sólidos como vidros, papéis, metais e plásticos. Se for jogar nas lixeiras coloridas, ele deve ser colocado na lixeira de cor vermelha, para plásticos.

Como descartar isopor

O isopor pode ser reciclado de três maneiras:

  • Reciclagem mecânica – é a mais comum e uma máquina transforma o material em nova matéria-prima que pode ser usada na fabricação de rodapés, brinquedos, molduras para quadros, concreto e outros;
  • Reciclagem química – para fabricar gases e óleo principalmente para usinas térmicas, pois não produz gases prejudiciais para saúde nem para o meio ambiente;
  • Reciclagem energética – também pode ser reciclado para produzir energia.

Portanto para descartar isopor coloque junto do material reciclável que será recolhido pela cooperativa. Caso na sua cidade não tenha coleta, procure a Prefeitura para saber o local correto que pode deixar o produto. Ainda são poucos locais de reciclagem de isopor no Brasil.

Não tendo local na sua cidade, procure pessoas que queiram o isopor, muitas lojas aceitam para envio de produtos pelos Correios. Não tendo outra maneira descarte no lixo, mas somente em último caso.

Deixe um Comentário