Como descartar percloreto de ferro

Como descartar percloreto de ferro? O percloreto de ferro, FeCl3, também conhecido como cloreto de ferro (III) ou cloreto férrico, é um sal que em solução aquosa é usado para corrosão do cobre em geral, principalmente em placas de circuito impresso. Usou um pouco do produto e não tem idéia do que fazer? Veja melhor forma de descarte para o meio ambiente e para sua saúde.

Como descartar percloreto de ferro

Nunca descarte percloreto de ferro em vaso sanitário, ralos, córregos ou qualquer outro local do meio ambiente, sem antes fazer a neutralização correta! Isto porque o cloreto férrico pode ocasionar desequilíbrio do pH afetando a fauna aquática e prejudica o solo causando queimaduras na flora sendo necessária neutralização da área afetada.

Além disso quando é utilizado na corrosão ele fica com cobre dissolvido, que é uma solução tóxica e corrosiva. O cobre também é fungicida, mata os fungos que vivem no tratamento biológico da estação de tratamento de esgoto, podendo envenenar a água.

A solução usada para corrosão pode ser reutilizada várias vezes até ver que o tempo de corrosão é longo demais.

Como descartar percloreto de ferro puro ou com cobre
Como descartar percloreto de ferro puro ou com cobre

Use equipamentos de proteção antes de fazer a neutralização do produto.

Percloreto de ferro puro

Se o percloreto estiver puro, sem cobre, primeiro neutralize com bicarbonato de sódio, calcário ou cal hidratada. A quantidade é de aproximadamente 200 g para cada litro que tem que ser neutralizado. Misture e aguarde, verifique se ainda está correndo.

Depois de neutralizado pode ser descartado no esgoto junto com muita água.

Percloreto com cobre dissolvido

Se o percloreto estiver misturado com cobre dissolvido não adianta só neutralizar com bicarbonato pois o cobre que ficar é corrosivo e tóxico. Quem não quiser descartar pode guardar a solução para uso posterior.

Se quiser descartar você precisa enviar para uma empresa especializada em descarte de dejetos químicos ou fazer o descarte correto em casa.

Para neutralizar em casa serão necessários cal e cimento. Jogue cal na solução aos poucos para precipitar os sais dissolvidos. Agite levemente para a reação acontecer, depois deixe decantar. Vai ficar uma água limpa com lodo marrom meio verde escuro no fundo. Se a água ainda estiver com cor adicione mais cal até ficar transparente.

A água da solução pode ser descartada no esgoto da casa.

No caso do lodo você tem que adicionar o cimento e mexer bem tudo. Depois que endurecer e virar uma pedra, você pode jogar no lixo comum, pois o cobre fica preso no cimento, sem trazer riscos para o meio ambiente.

Deixe um Comentário