Como descartar filmes fotográficos

Como descartar filmes fotográficos? Será que podemos jogar este produto direto no lixo comum ou pode contaminar o meio ambiente? Falaremos aqui sobre a melhor forma de destruir negativos de fotografias antigas para fazer descarte em segurança.

Como descartar filmes fotográficos

Os filmes fotográficos era usados em máquinas analógicas antigas, eram chamados de negativos de fotografias depois das fotos terem sido tiradas com o rolo do filme dentro da câmera.

Muitas pessoas não sabem mas estes negativos de fotografias e até o rolo de filme é perigoso pois é inflamável, deve-se ter cuidado ao armazenar pois pode pegar fogo dependendo do local que ficar armazenado. Deve ser deixado longe de locais com calor.

Como descartar filmes fotográficos
Como descartar filmes fotográficos e negativos

Para descartar é importante destruir primeiro, para que outras pessoas não tenham acesso à sua intimidade. Antes de destruir saiba que você pode escanear negativos de fotos usando scanner ou até aplicativo do celular, mas a qualidade fica um pouco pior.

Os negativos de fotografia e rolos de filmes não são recicláveis, não são como as radiografias, que são recicladas para reaproveitar a prata presente na composição. Eles até contém cristais de sais de prata, mas são justamente estes cristais no meio da base plástica que não permitem a reciclagem.

O recomendado nestes casos é doar negativos de fotografia para locais que comprem antiguidade ou museus, e nunca jogar fora no lixo comum. Caso não tenha opção para doar, então destrua antes de jogar fora, pois qualquer pessoa que encontrar os negativos poderá ver todas as imagens.

Caso queira destruir tenha muito cuidado pois o negativo pode conter produtos tóxicos. Uma dica encontrada na web é colocar na água sanitária e deixar alguns minutos de molho. Parece que a água sanitária faz o plástico de separar destruindo a foto. Mas cuidado! Não fique muito perto e faça em local com janela aberta, não fique respirando o ar que sair, pois não temos como saber se pode causar algum problema para saúde.

Depois de destruir as imagens coloque em sacos plásticos e verifique na prefeitura da sua cidade se tem algum aterro de produtos não recicláveis que também não se decompõe no ambiente. Se não tiver, feche bem os sacos plásticos e jogue no lixo comum, infelizmente. Mas só faça isso como último recurso.

5 Comentários


  1. Vcs falam isso é aquilo p/ descartar negativos de filme, mas nenhuma válida. Porque não indica uma empresa que receba e descarte negativos de filme, fotos impressas, dvd usado.

    Responder

    1. Olá Teresa
      Que pena que você não gostou, neste site trazemos algumas idéias do que as pessoas podem fazer, sempre pensando nas melhores opções para o meio ambiente. Neste caso não temos como informar o local, pois depende de cada cidade. Somente entrando em contato com a prefeitura da sua cidade para saber se existe aterro de produtos tóxicos. Infelizmente a maioria das cidades não possuem este recurso.
      Abs

      Responder

  2. Obrigada pela informação, farei o possível para ter um descarte que não agrida o meio ambiente.

    Responder

  3. Muito importante suas recomendações . Nunca jogo no lixo materiais que não se deteriorem na natureza.
    Cada um deve fazer sua parte. Muito grata.

    Responder

Deixe um Comentário