Descarte de mercúrio

Como fazer descarte de mercúrio? Pode reciclar mercúrio? O que fazer se o termômetro quebrar e cair mercúrio no chão, como limpar? O mercúrio vai evaporar sozinho? Explicaremos as melhores maneiras de descartar produtos com mercúrio para não trazer riscos para o meio ambiente, para você e outras pessoas.

O mercúrio está presente em lâmpadas fluorescentes, termômetros, barômetros, baterias, amálgamas dentárias, laboratórios médicos e outras áreas industriais.

Descarte de mercúrio

O mais importante é saber o quão perigoso é o mercúrio! Uma contaminação por este metal pesado pode causar intoxicação grave, irritação na pele, febre, vomito, diarréia, delírios e até mau funcionamento dos rins, fígado, pulmão e sistema nervoso em casos de exposição prolongada.

Mesmo em baixas quantidades como na quebra de uma lâmpada ou termômetro, pode ocorrer inalação do vapor do mercúrio causando febre, tremores, sonolência, enjoo, fraqueza muscular e outros sintomas.

Descarte de mercúrio
Como fazer descarte de mercúrio correto? Perigos para saúde

Em crianças os efeitos são ainda mais perigosos, podendo interferir no sistema neurológico que está em desenvolvimento. Podendo levar à redução das capacidades cognitivas, problemas de memorização, atenção, aquisição de linguagem e outros.

Como limpar mercúrio que caiu no chão?

Nunca use vassoura para varrer o mercúrio do chão nem passe aspirador! Você irá piorar a situação criando partículas menores de mercúrio.

Assim que quebrar algum produto contendo mercúrio isole o local, mesmo que seja pouquinha quantidade! A inalação do produto é muito pior do que o contato com a pele.

Feche as portas e janelas, coloque máscara e luva descartável! Use uma seringa ou um conta gotas para pegar o mercúrio do chão, para pegar as partículas menores use fita adesiva. Coloque dentro de um recipiente hermético de plástico ou vidro com água para ele não evaporar e correr o risco de inalar. Feche bem o recipiente com fita adesiva!

Depois passe água sanitária misturada com pouquinho de água no chão no local onde caiu o mercúrio. Somente depois de passar a água sanitária com água, abra as janelas e portas do local.

Caso tenha caído na roupa jogue-a fora! Não adianta lavar que o mercúrio não sai.

Como fazer o descarte do mercúrio recolhido do chão?

De acordo com a Anvisa, devido ao perigo causado pelo mercúrio, o recomendado é entregar este recipiente com mercúrio nos mesmos postos de recolhimentos de pilhas, baterias e lâmapadas fluorescentes da sua cidaade. Estes locais irão fazer o descarte correto do metal, sem trazer riscos para saúde.

Caso não saiba onde fica o posto de recolhimento da sua cidade, entre em contato com a Prefeitura do seu município.

Onde entregar termômetro de mercúrio?

Atualmente os termômetros digitais substituíram os de mercúrio, portanto caso tenha algum termômetro de mercúrio em casa a Anvisa recomenda entregar nos locais que recebem pilhas, bateriais e lâmpadas.

Deixe dentro de sua embalagem original fechada com fita adesiva. Coloque dentro de caixa de papelão, para não correr o risco de quebrar no transporte.

Deixe um Comentário