Como descartar soda cáustica

Como descartar soda cáustica? Será que pode jogar soda cáustica pela privada ou traz perigos para o meio ambiente? Qual forma correta de descarte de soda cáustica (hidróxido de sódio) e como neutralizar? Explicaremos estas questões abaixo.

Como descartar soda cáustica

Se você costuma usar soda cáustica com água quente para desentupir encanamento você não deve fazer mais isso! Ela pode causar queimaduras na pele, cegueira e outros perigos para saúde. Pode ainda contaminar o meio ambiente e desgastar o encanamento causando rompimentos e vazamentos na tubulação da casa. Utilize desentupidores biológicos no lugar da soda cáustica.

Como descartar soda cáustica
Como descartar soda cáustica com segurança

A soda cáustica não pode ser reciclada! Caso na sua cidade tenha postos de coleta de produtos químicos, você pode entregar a embalagem fechada no local. Se não tiver, você terá que neutralizar o produto antes de descartar. Use luvas e óculos de proteção pois é muito perigoso.

Nunca jogue a água em cima da soda cáustica pois ocorre reação explosiva!

Pegue um balde que seja resistente ao aquecimento. Adicione muita água dentro dele e jogue algumas escamas de soda dentro aos poucos. Tem que ser poucas escamas em muita água, para ficar bastante diluída (uns 5 litros para 100 gramas)! Ficando mais água do que soda você pode descartar ralo abaixo, mas lembre-se, não deixe concentrado. Sempre muita água para pouca quantidade de produto. Depois abra a torneira para remover todo resíduo de produto que fique nos canos.

No caso da embalagem do produto deve ser lavada e bem enxaguada, para remover qualquer vestígio. Depois coloque no saco plástico, amarre e deixe junto do lixo reciclável. Não reutilize a embalagem para outras coisas pois pode ser perigoso.

O que fazer se cair na pele?

Lave imediatamente com muita água, muita mesmo, para diluir o produto, pois a água tira a causticidade da soda. Em alguns casos é recomendado ficar até 30 minutos embaixo da água corrente. Nunca coloque vinagre pois a queimadura será pior! Se necessário entre embaixo do chuveiro e deixe cair bastante água.

Deixe um Comentário