Como descartar xarope

Como descartar xarope? Posso jogar xarope pelo vaso sanitário ou isto traz riscos para saúde das pessoas? Neste post falaremos um pouco sobre a maneira correta de descarte de xarope, ele estando vencido ou não.

Como descartar xarope

Não se deve nunca descartar o medicamento derramando no vaso sanitário ou ralo, pois ele irá contaminar a água e solo. Também não é recomendado o descarte no lixo comum, pois o vidro pode abrir derramando no solo, chegando no lençol freático e contaminando a água do mesmo jeito.

Como descartar xarope
Como descartar xarope e embalagem

Se o xarope acabou você pode reciclar a bula e a caixinha do xarope. Eles podem ser separados junto com os produtos recicláveis da casa ou do prédio.

O vidro de xarope vazio ou cheio deve ser ser entregue em um posto de coleta para doação ou insineração, normalmente as farmácias e mercados aceitam este produto mesmo vencido. O importante é que, mesmo o vidro vazio, não deve ser colocado para reciclagem pois fica contaminado.

Caso o vidro tenha quebrado, embrulhe com jornal ou coloque dentro de garrafa pet ou outro pote de plástico com tampa, pois pode trazer perigo ao trabalhador. Descarte no mesmo local de coleta de remédios.

Se na sua cidade não tiver nenhum posto de coleta então você precisa entrar em contato com a Vigilância Sanitária da cidade, eles explicarão como descartar o produto sem trazer perigos para outras pessoas.

É muito importante nunca dar resto de remédios para amigos e familiares, a automedicação deve ser evitada!

Deixe um Comentário