Como descartar xilol

Como descartar xilol? Qual a maneira correta do descarte do xileno para não contaminar o meio ambiente e não trazer riscos para nossa saúde? Explicaremos neste post a melhor forma de jogar xilol / xileno fora.

Como descartar xilol

É muito importante ter cuidado com o xilol pois a ingestão e inalação dos vapores podem causar dor de cabeça, náuseas, tonteira, sonolência e confusão. Para manusear fique em área ventilada, use luvas de proteção, roupa, óculos e proteção facial.

Exposição repetida ao xileno na pele pode causar acúmulo do composto no sangue. O xilol/xileno foi classificado pela Agência Internacional de Pesquisa em Câncer IARC no grupo 3, não carcinogênico para seres humanos.

Como descartar xilol
Como descartar xilol corretamente

O xilol deve ser enviado para o posto de coleta acondicionado em um recipiente devidamente rotulado. Algumas empresas fazem o descarte consciente do solvente. Outras conseguem fazer a recuperação do xilol pela destilação, obtendo até 95% de recuperação. Mas ainda são poucas empresas no Brasil que fazem este tipo de serviço.

Caso não consiga contato com alguma empresa que faça este descarte, entre em contato direto com o fabricante. Talvez eles possuam alguma maneira de receber o produto de volta e fazer o descarte correto.

Se nem o fabricante quiser, entre em contato com a prefeitura do seu município pois o xilol é um produto tóxico e perigoso. Ele nunca deve ser jogado pelo ralo ou vaso sanitário, pois é certa a contaminação do solo e lençol freático, consequentemente contaminando a água no local.

Se ocorrer derramamento do xilol?

É muito importante desligar todas fontes de ignição que possam causar explosão. Coloque as proteções, luva, óculos, máscara e avental.

Cubra o líquido do chão com carbonato de sódio ou carbonato de cálcio, areia de gato de argila (bentonita) e areia (proporção de peso de 1:1:1). Depois transfira o conteúdo para um balde e coloque na capela para evaporar para atmosfera.

Deixe todas portas e janelas abertas no local onde ocorreu o acidente, para evaporar todo xilol derramado.

Deixe um Comentário