Como descartar impressora

Como descartar impressora? De tempos em tempos precisamos trocar a impressora por ficar obsoleta, ou com algum defeito ou por querermos dar uma renovada. Mas o que fazer então com a impressora antiga? Existe logística reversa no Brasil para fazer descarte consciente? Explicaremos mais a seguir.

Como descartar impressora

A impressora pode sim ser reciclada, ela é feita principalmente de metais e plástico, que podem ser separados e reciclados por empresas diferentes. Elas não devem ser jogadas no lixo comum pois podem poluir o meio ambiente e ainda trazer prejuízos para nossa saúde, pois contêm metais pesados.

Se sua impressora estiver funcionando, antes de decidir enviar para reciclagem, procure alguém que queira o equipamento. Muitas pessoas precisam de impressora e não têm como comprar. Verifique também se tem alguma instituição de caridade da sua cidade precisando.

Como descartar impressora
Como descartar impressora? Pode reciclar?

Se não tiver para quem doar, então você pode entrar em contato com alguns fabricantes. No Brasil existe sim a opção de logística reversa das impressoras. Quando você devolve o equipamento obsoleto ou antigo para o fabricante e eles irão fazer o descarte consciente.

Contato com as fabricantes das impressoras

Abaixo a lista dos sites de algumas empresas para você entrar em contato:

Se sua impressora for de outra empresa, verifique no manual do seu equipamento se eles possuem telefone para contato.

Caso não consiga falar com a empresa, verifique com a prefeitura da sua cidade se existe algum posto de reciclagem de impressoras local.

Somente não conseguindo outra maneira de descarte, coloque no lixo para ser levado pelos trabalhadores da coleta para o aterro sanitário. Mas evite ao máximo, somente como último caso.

Deixe um Comentário