Como descartar antimofo

Como descartar antimofo? Qual a forma correta de jogar embalagem antimofo fora? Pode jogar no lixo comum da casa ou é reciclável? O líquido é prejudicial ao meio ambiente? Explicaremos o que você deve fazer com o antimofo.

Como descartar antimofo

Os potinhos de antimofo vêm com carvão ativo dentro para absorver a umidade do armário. Suas embalagens são feitas de plástico comum que pode sim ser reciclado, evitando assim a destruição do ambiente pelo acúmulo de plástico.

Primeiro descarte o líquido de dentro do potinho, pode descartar pelo ralo ou na privada, uma vez que este líquido é água que o carvão ou cloreto de cálcio absorveu. Evite o contato com a pele pois pode conter fungos.

Depois coloque o pote plástico junto dos produtos de plástico que serão levados para reciclagem.

Reproveitamento com cloreto de cálcio

Quem preferir pode reciclar o pote de plástico em casa mesmo, reaproveitando para fazer um novo antimofo.

Você só vai precisar de papel toalha (ou papel de café) para cobrir (depois que remover o papel poroso), luvas, e cloreto de cálcio em escamas para colocar dentro do pote, ele quem irá absorver a umidade.

Como descartar antimofo
Como descartar antimofo? Pode reciclar? Reaproveitar?

Coloque o cloreto de cálcio dentro do pote vazio e lavado, até ficar na metade, se for um pote como o da imagem. Se for o potinho pequeno pode colocar até quase em cima, ficando um dedo para tampa. Depois cubra com o papel toalha ou filtro de café (uma folha simples, não coloque dupla) e tampe com a tampa original.

Pode colocar o potinho de volta no armário para absorver a umidade e evitar mofo.

Se no seu potinho sobrou cloreto de cálcio, passe na peneira e coloque-o de volta no pote para não desperdiçar. As pedrinhas vão sumindo com o tempo, quando colocamos muito, acaba sobrando e não precisam ser descartadas, pois elas irão dissolver com o tempo.

6 Comentários


  1. Olá, fiquei com uma dúvida: a água misturada ao cloreto de cálcio que ficou dentro deste pote de antimofo pode ser jogada na privada? Entendi que você sugere a reutilização do pote, o que achei ótimo, mas estou temerosa de poluir o meio-ambiente ao jogar este líquido na pia ou privada. Agradeço a atenção.

    Responder

    1. Olá Gabriela
      Em quantidades muito alta (tipo vazamento de fábrica) ele pode sim prejudicar a vida aquática, mas como você estará jogando pouca quantidade e que já está diluída, não deverá causar maiores problemas. O cloreto de cálcio inclusive é utilizado para dissolver neve em estradas em lugares frios.

      Responder

  2. tenho uma duvida, esses potes podem ser usados pra plantas ou trabalhos artezanai depois de lavados ou so pra reuso como desumidificador?

    Responder

    1. Olá Evanir
      De acordo com o fabricante, esses potinhos de plásticos são recicláveis (são feitos de polipropileno), portanto se forem bem lavados, podem sir ser utilizados em outras funções. O produto que vem dentro é Cloreto de Cálcio, um sal que não traz perigos para saúde. O mais importante é lavar bem, se possível deixe de molho na água sanitária para desinfecção (normalmente uma colher de sopa para cada litro de água, deixando 10 minutos de molho, mas verifique o rótulo).

      Responder

  3. De quanto e quanto tempo devo descartar o cloreto ja usado ?
    o meu com 20 dias ja tem agua pela metade, posso jogar fora a aguar e reutizar um pouco mais o cloreto ?

    Responder

    1. OLá Euzania
      Normalmente quando ele já enche de água, dissolve praticamente todo o cloreto dentro. Mas se o seu sobrou, você pode sim passar na peneira para descartar o líquido e colocar em novo pote. O cloreto vai dissolvendo conforme absorve a umidade, depois ele irá sumir.

      Responder

Deixe um Comentário