Como descartar querosene

Como descartar querosene? O que fazer com querosene que sobrou da obra? Pode jogar querosene pelo ralo ou pela privada? Tem perigo para o meio ambiente? Explicaremos sobre a melhor forma de descarte de querosene para você não correr riscos.

Como descartar querosene

O querosene é um líquido inflamável normalmente com uma cor amarelo claro ou incolor, que possui um cheiro característico forte de combustível. Ele é obtido do petróleo e usado em lâmpadas de querosene, aquecedores, fornalhas, combustível de aeronaces e como solvente para graxas e inseticidas.

Nunca jogue o querosene pela privada ou pelo ralo da pia ou do banheiro, ele é um produto tóxico! Além do querosene poluir o meio ambiente, também poderá estragar o encanamento da casa.

Como descartar querosene
Como descartar querosene corretamente?

Se for possível utilize o produto todo, compre sempre a quantidade correta que vai usar evitando assim seu descarte. Caso não seja possível usar tudo, entre em contato com a prefeitura da sua cidade para saber o local correto de descarte deste solvente. Ele não é reciclável.

Alguns postos de combustíveis e oficinas mecânicas aceitam entrega de gasolina, querosene e outros solventes. Entre em contato com os locais da sua cidade para saber. Se encontrar, coloque o querosene em um recipiente com tampa e etiqueta.

Não encontrando opção de descarte

Se não encontrar nenhum lugar para o descarte, o recomendado é deixar o pote de querosene aberto em uma área ventilada, para ele evaporar por completo. Não deixe em local perto de crianças ou animais, pois é muito perigoso! É um líquido volátil e seu vapor permanece nas partes mais baixas do ambiente. Tenha cuidado, por isso deixe local bem arejado, para não ter risco de explosão.

Depois que evaporar por completo, é só passar água no recipiente e jogá-lo no lixo comum ou na reciclagem, dependendo do material que ele é feito.

Nunca beba querosene, pode levar à morte! Nem passe no cabelo para matar piolho, pode causar queimaduras e outros problemas de pele! Ele é irritante para a pele, olhos e trato respiratório.

Deixe um Comentário