Como descartar bituca de cigarro

Como descartar bituca de cigarro? As bitucas de cigarro podem ser recicladas? O que fazer para diminuir o impacto das bitucas de cigarro no meio ambiente? Falaremos mais sobre o descarte correto deste tipo de resíduo poluente.

Como descartar bituca de cigarro

A bituca de cigarro, conhecida em inglês como cigarette butts, são simplesmente um enorme problema para o meio ambiente, sendo comparável aos canudinhos de plástico. Ao se acumularem em cima da grama ou solo, prejudicam a germinação e o crescimento das plantas.

De acordo com estudo, 4,5 trilhões de pontas de cigarro são descartadas globalmente todo ano. O principal perigo para o meio ambiente é o acetato de celulose presente no filtro. Um tipo de plástico que leva pelo menos 10 anos para se decompor. Também não há diferença entre o cigarro fumado ou não fumado. Alguns pesquisadores e ativistas pedem para acabar com os filtros nos cigarros, uma vez que eles não proporcionam nenhum benefício à saúde, apenas causam danos ao meio ambiente.

Como descartar bituca de cigarro
Como descartar bituca de cigarro sem danos ao meio ambiente?

Além de demorar para se decompor, as bitucas contêm quase 5 mil substâncias químicas entre elas plutônio, arsênio, cádmio, cianeto e outras. Estas substâncias podem contaminar rios e córregos.

Reciclagem?

Infelizmente no Brasil ainda não temos a reciclagem de bituca de cigarro, mas ela existe em outros países. Os elementos químicos podem ser transformados em matéria-prima para outras indústrias.

O que fazer com a bituca no Brasil?

Como não temos outra maneira de descarte, o ideal é você juntar suas bitucas em algum local e depois jogar no lixo comum da casa. Nunca jogue na rua, calçada, grama nem no jardim da sua casa. Quando sair na rua, leve um saquinho ou um porta bituca, para evitar jogar no chão.

O ideal mesmo seria a pessoa parar de fumar, mas como nem sempre isso é possível, tente sempre jogar nas lixeiras e lixo da casa.

2 Comentários


  1. Se eu ir colocando as bitucas de cigarro em uma garrafa plástica,deposito essa garrafa onde?

    Responder

    1. Olá Silvia
      Feche bem a garrafa para as bitucas não saírem de dentro dela, coloque no saco plástico e jogue no lixo comum mesmo. No Brasil, infelizmente, ainda não temos opção de reciclagem deste produto.

      Responder

Deixe um Comentário