Descarte de fibra de vidro, é reciclável?

Como se deve ser feito o descarte de fibra de vidro? É um produto reciclável? A fibra de vidro traz perigo para o meio ambiente? Vamos explicar neste post o que se deve fazer se você tiver produtos com fibra de vidro.

Descarte de fibra de vidro

As fibras de vidro não são consideradas perigo para saúde nem cancerígenas pela Organização Mundial da Saúde e Instituito Internacional de Pesquisa sobre o Câncer. Elas podem causar irritação na pele e olhos, portanto o trabalhador deve se proteger ao manuseá-la.

Alguns tipos de produtos com fibra de vidro são painés de janela, artigos de banheiro, faróis, capacetes, banheiras hidromassagem, cadeiras, brinquedos de jardim, barcos, calhas, pias e outros.

O perigo na fibra de vidro são os outros materiais que são adicionados como o poliéster e resinas que podem ser tóxicas tanto para as pessoas quanto para o meio ambiente. Se deixados no aterro podem causar contaminação do solo e da água.

Infelizmente ainda não se sabe muito sobre a reciclagem de fibra de vidro.

Descarte de fibra de vidro, é reciclável?
Descarte de fibra de vidro, é reciclável?

Estudos vêm sendo realizados para descobrir uma maneira de reaproveitamento da fibra como, por exemplo, moldagem de novas peças usando produtos usados. Uma das alternativas é a reincorporação das fibras na construção civil, através da moagem dos resíduos gerados e a incorporação destas em argamassas e até na construção de calçamentos.

Caso tenha muitas telhas de fibra de vidro na sua casa, verifique se alguma pessoa que você conhece queira o produto. Tente fazer doação. Não encontrando, dê uma ligada para a prefeitura da sua cidade para descobrir se tem algum local por perto que receba produtos com fibra de vidro.

Não encontrando outra opção, não tem o que fazer senão deixar para a coleta de lixo levar. Mas verifique também se eles pegam o produto que você está deixando! Dependendo do tamanho a empresa não recolhe.

2 Comentários

Deixe um Comentário