Descarte de luvas de látex, são recicláveis?

Como se deve fazer o descarte de luvas de látex, são recicláveis? As luvas descartáveis feitas de látex, muito usadas por dentistas, médicos e outros locais da saúde, podem ser reaproveitadas de alguma maneira? Tem problema para o meio ambiente se forem levadas para o aterro sanitário? Qual forma correta de jogá-las fora? Falaremos mais sobre este tipo de luva abaixo.

Descarte de luvas de látex

As luvas de látex que são feitas de látex natural são sim biodegradáveis, ou seja, elas se decompõem no meio ambiente. Levam bastante tempo, de quatro a seis anos, mas se decompõe, portanto são ambientalmente corretas.

Apesar disso, é importante lembrar que luvas de látex usadas por médicos, dentistas, outros profissionais da saúde ou luvas de látex que entraram em contato com produtos tóxicos não devem ser jogadas no lixo comum. Pois os produtos poderão entrar em contato com solo e contaminar a água que bebemos. Estas luvas devem ser descartadas corretamente, normalmente são incineradas.

Também existem modelos de luvas de látex que possuem outros produtos em sua composição, e não apenas o látex natural. Estas não são biodegradáveis e podem levar 100 anos para se decomporem.

E pode reciclar as luvas de látex?

Já criaram sim uma maneira de reaproveitamento dos resíduos deste polímero do qual são feitas as luvas. No processo são criados pisos emborrachados, solas de sapato, tapetes e outros atefatos de borracha.

Descarte de luvas de látex, são recicláveis?
Descarte de luvas de látex, são recicláveis?

No processo são criadas placas de látex que são usadas para fabricação destes outros produtos. Primeiro as luvas de látex são misturadas com produtos químicos (enxofre e outros) e depois de 30 minutos tem-se uma folha de borracha com superfície rugosa. Essa folha é colocada na prensa quente a 145ºC por 15 minutos, e se transforma em uma placa lisa vulcanizada.

Só que no Brasil, apesar das pesquisas terem mostrado ser possível o reaproveitamento destas luvas, ainda não temos empresas que fazem reciclagem de luvas de látex. Portanto o que resta é jogar mesmo no lixo comum, para ser lavada ao aterro sanitário. O menos pior é que elas são biodegradáveis.

É possível reutilizar as luvas?

Se você não trabalha com produtos tóxicos e nem for utilizar na cozinha, é possível sim lavar as luvas nas próprias mãos com detergente e água, depois secar bem. Quando estiverem secas, remova virando ao avesso e enxugue a parte interna também, pois provavelmente estará suada.

Depois de seca, coloque em um potinho com tampa com um pouco de farinha de trigo ou amido de milho. Quando for usar novamente, balance o potinho para espalhar a farinha e coloque nas mãos.

Mas atenção! A reutilização e o reaproveitamento não devem ser feitos por profissionais da saúde ou pessoas que trabalhem com produtos tóxicos!

Deixe um Comentário