Como descartar TV de tubo antiga

Como descartar TV de tubo antiga? As televisões velhas podem ser recicladas ou devem ser jogadas no lixo comum? É prejudicial para o meio ambiente? Neste post explicaremos o que fazer com TV de tubo que não queira mais usar, estando quebrada ou não.

Descartar TV de tubo

Nunca jogue televisão de tubo no lixo comum para a coleta de lixo levar! Além da empresa não recolher lixos deste tipo, você estará causando um grande estrago ao meio ambinte, pois os tubos de raios catódicos que estão dentro da TV contém metais pesados perigosos para saúde que contaminam o solo e a água.

Alguns dos metais pesados presentes são:

  • Bário – tem toxicidade aguda, pode causar paralisia do músculo respiratório, arritmia cardíaca, inflamação severa dastrointestinal e outros problemas graves;
  • Arsênio – pode causar problemas de saúde como doenças cardiovasculares, distúrbios do sistema nervosso, câncer de pele, grangrena de membros e outros;
  • Chumbo – o mais perigoso dos metais pesados presentes na TV de tubo, pode afetar todos os órgãos e sistemas do organismo.
  • Cádmio – perigosíssimo para humanos mesmo em quantidade pequena, podendo causar câncer de pulmão e próstata, anemia e osteoporose.

Antes de descartar a TV, se ela estiver funcionando, tente doar a televisão para alguma instituição de caridade ou algum amigo. Se não estiver funcionando você pode tentar entregar em alguma assistência de televisão. Às vezes eles aceitam o equipamento para retirar peças que podem ser reaproveitadas.

Como descartar TV de tubo antiga
Como descartar TV de tubo antiga?

Caso não encontre ninguém para doar, dê uma ligada para a Prefeitura da sua cidade para saber se tem algum local de reciclagem de TV de tubo. Ainda não são muitos locais que fazem este tipo de reciclagem, pois é bem complicada. Principalmente a parte o tubo justamente por causa do chumbo presente.

Uma dica é ligar para o fabricante da televisão, se ele ainda existir. Pela Política Nacional de Resíduos Sólidos, a empresa tem que ser responsável pelo descarte consciente.

Deixe um Comentário