Como descartar veneno

Como descartar veneno? O que fazer com embalagens de venenos usados em dedetização, para controle de pragas, agrotóxicos e outros venenos de uso domiciliar? Pode jogar no lixo comum ou traz risco para o meio ambiente? Neste post explicaremos como jogar fora venenos que tenham sobrado na embalagem e suas embalagens.

Como descartar veneno

Nunca jogue os venenos e suas embalagens em privadas ou pelo ralo, pois estes materias são extremamente tóxicos e causam danos ao meio ambiente, podendo contaminar o solo e a água em que entrarem em contato. Além disso podem causar danos à saúde das pessoas que beberem esta água sem ser tratada.

No caso de venenos para dedetização ou agrotóxico existem leis especificando o descarte correto e é necessário ter um tanque pulverizador (ou barris) para reaproveitamente do veneno.

Primeiro deve-se fazer a lavagem das embalagens, colocandoo um quarto de água, tampe e agite por 30 segundos, descarte no tanque. Repita esta lavagem três vezes.

Depois da lavagem, corte as embalagens no fundo para não poderem ser reutilizadas. Coloque as embalagens já inutilizadas dentro de sacos transparentes.

Como descartar veneno corretamente?
Como descartar veneno corretamente?

Verifique com o fabricante do veneno se eles recolhem as embalagens inutilizadas. Se não recolherem, você deverá procurar um posto de coleta de reciclagem que faça a reciclagem destes tipos de embalagens. Procure por reciclagem de embalagem de venenos. Entre em contato com a prefeitura de sua cidade que eles costumam ter o registro destas empresas.

O mais importante é nunca jogar restos dos venenos pelo ralo ou pela privada, nem mesmo quando lavar as embalagens! Pois eles causam contaminação na natureza.

Deixe um Comentário