Descarte de madeira, onde fazer?

Descarte de madeira, como e onde fazer? A madeira pode ser reciclada ou reaproveitada para fazer outras coisas? Falaremos sobre as melhores formas de jogar madeira fora, para não causar prejuízos ao meio ambiente.

Descarte de madeira

A madeira, apesar de ser um material orgânico, não pode ser reciclada. Mas ela pode sim ser reaproveitada e transformada em outros objetos. Caso tenha muitos resíduos de madeira, não deixe-os na chuva ou no sol, senão irá estragar e não poderão ser usadas em outras coisas.

Existem empresas no Brasil que fazem recolhimento de grandes quantidades de madeira, desde que a pessoa pague um valor. A madeira pode ser encaminhada pela empresa para áreas de transbordo, outras são enviadas para ecopontos ou são entregue para reciclagem, também pode ser utilizadas para recuperação energética ou como combustível em fornos e caldeiras.

Descarte de madeira, como fazer?
Descarte de madeira, como fazer?

Umas dessas empresas são a Cetes Ambiental de Suzano em São Paulo, que são especializados em transporte de resíduos perigosos. E a Eucatex, que possui programa de reciclagem.

Se você não souber se na sua cidade tem alguma empresa de recolhimento de resíduo de madeira, entre em contato com a Prefeitura que eles poderão informar. As prefeituras costumam ter cadastro dessas empreas.

Caso não tenha algum local assim onde você mora, tente entrar em contato com lojas de artesanato ou pessoas que trabalhem com madeira, muitas vezes eles aceitam doações de madeiras boas.

Aglomerados de madeira como MDF e outros podem ter outros produtos tóxicos em sua composição, por isso é importante não jogá-los no lixo comum, elas também não podem ser usadas em lareiras pois pode gerar gases tóxicos. Estes tipos também devem ser enviados para empresas especializadas.

Nunca jogue resíduos de madeira em terrenos ou na rua, pois você poderá ser multado.