Descarte consciente para o meio ambiente

Descarte consciente para o meio ambiente, o que seria isso? O que é descarte consciente? Como fazer a seleção consciente do lixo? Qual a importância do descarte correto de resíduos no meio ambiente? Vamos explicar agora a importância de descartar o lixo corretamente.

Descarte consciente para o meio ambiente

O Brasil é o maior produtor de resíduos da América Latina, por ano são produzidas 78,3 milhões de toneladas de lixo! É uma quantidade absurda de resíduos sólidos! Por isso é muito importante todos trabalharem em conjunto para fazerem um descarte consciente e evitarem problemas no meio-ambiente. O descarte consciente é justamente o descarte correto dos resíduos sólidos evitando ao máximo agressões ao meio-ambiente.

Pássaros no aterro sanitário, descarte consciente para o meio ambiente
Descarte consciente para o meio ambiente

Uma das maneiras de descarte mais importantes é a separação correta do lixo para reciclagem. Se todas as cidades fizessem isto, o lixo no aterro sanitário seria reduzido pela metade!

Mais de 10 milhões de toneladas dos resíduos sólidos são plástico (3% do total), que poderiam ser reciclados retornando para a economia quase 6 bilhões de reais! Infelizmente o país ainda não tem reciclagem em todas cidades.

Cerca de 52% do lixo produzido é orgânico, ou seja, restos de alimentos vegetal e animal que em sua maioria podem ser reciclados na própria casa sendo transformados em compostagem (adubo).

Cerca de 26% do lixo é papel e papelão, que também podem ser reciclados. Com exceção do papel carbono, etiquetas adesivas, papel higiênico e lenços umedecidos.

O restante os resíduos envolvem metais, vidros e outros. Sendo que alguns metais e alguns vidros também podem ser reciclados.

No caso do lixo eletrônico (computadores, celulares, aparelhos de som etc) o ideal é fazer a logística reversa. Você devolve o produto defeituoso para a fábrica e eles realizarão o descarte responsável.

Portanto vários resíduos sólidos enviados para os aterros sanitários poderiam ser enviados para os postos de reciclagem para o descarte correto e reaproveitamento do material.

Como ser eco consciente?

Eco consciente é a pessoa que toma decisões e tem comportamentos ecologicamente corretos, tomam escolhas conscientes para preservar nosso meio ambiente.

Uma dica para ser eco consciente é tentar comprar produtos de empresas que se preocupam com o meio-ambiente, investir nos que se preocupam com nosso planeta Terra. Outra dica é tentar reduzir a quantidade de lixo produzida. Claro, a reciclagem é uma ótima alternativa para descarte de lixo, mas por que não reduzir imensamente os resíduos desnecessários e o desperdício? Tente realizar o reaproveitamento de vidros, plásticos, metais e papéis que seriam jogados no lixo.

Que tal aprender a reciclar produtos em casa?

Basta cada pessoa fazer um pouco para termos um planeta melhor.

Deixe um Comentário