Como fazer descarte de óculos velhos

Como fazer descarte de óculos velhos? Será que os óculos podem ser reciclados? As lentes de grau podem ser reutilizadas? A seguir explicaremos melhor sobre o que fazer com óculos quando não servir mais ou quiser trocá-los, para evitar ao máximo o descarte no lixo do aterro, em busca do descarte consciente.

Descarte de óculos velhos

As armações de aço e de plástico podem sim ser recicladas, mas infelizmente as lentes de grau feitas no Brasil não são recicláveis, pois são constituídas da mistura de diversos polímeros. O processo de reciclagem é muito difícil e caro. Em outros países já estão começando a fazer inclusive de lentes, mas ainda não chegou por aqui.

Nunca descarte as lentes na privada! Jamais faça isso, mesmo não sendo recicláveis, essa não é a maneira recomendada.

A primeira dica é procurar na sua cidade por alguma ótica, instituição de caridade, fundação ou até hospitais que aceitem óculos antigos. Verifique também em grupos de doação em redes sociais. O óculos poderá ser reutilizado por outra pessoa se estiver em boas condições.

Como fazer descarte de óculos velhos?
Como fazer descarte de óculos velhos?

Se o seu grau não piorou e você quer apenas mudar o visual, deixe o óculos guardado na caixinha no armário, assim você evita o descarte e poderá ter um óculos reserva caso o novo estrague.

Não havendo ninguém para doar, verifique com a Prefeitura da sua cidade se existe posto de coleta de armação de óculos para reciclagem, normalmente eles possuem o cadastro destes tipos de empresas.

Pode-se perceber que não existem muitas soluções e opções para se desfazer de armação e lente de óculos. Por isso, o ideal é que as pessoas tentem comprar óculos de empresas que trabalhem com materiais ecológicos ou que possam ser reciclados, é a única maneira de garantir o descarte consciente.