Como descartar luvas de borracha

Como descartar luvas de borracha? Elas podem ser recicladas para não ou devem ser jogadas no lixo comum? A seguir explicaremos as melhores formas de descarte das luvas de borracha para não prejudicar o meio ambiente.

Como descartar luvas de borracha

As luvas de borracha são feitas de borracha nitrílica que é uma borracha sintética. São luvas descartáveis e costumam ser as mais resistentes de todas, por não conterem látex são resistentes à fadiga mecânica, inchamento com óleo e gasolina, resistente ao envelhecimento por calor e à abrasão. Mas não são muito resistentes quanto ao atrito.

É uma ótima alternativa para pessoas que possuem alergia ao látex. E são fabricadas em diversas espessuras e comprimentos, para proteção de segurança nas mais variadas funções, principalmente indústria automotiva e setor de óleos minerais.

Como descartar luvas de borracha
Como descartar luvas de borracha, borracha nitrílica, sintética

Como são feitas de borracha sintética, estas luvas não podem ser recicladas sozinhas pois não são muito resistentes ao calor, podendo rachar em temperaturas muito altas. Normalmente resíduos de borrachas sintéticas são misturados à borracha natural para criação de artefatos como pneus (30% do pneu é feito com borracha sintética), tapetes emborrachados, calçados, instrumentos médicos e outros produtos.

Portanto antes de colocar para reciclagem, verifique com o posto de coleta da sua cidade se eles aceitam este tipo de material. Não coloque na reciclagem sem antes ter certeza que aceitam. E atenção! Se você trabalhou com material tóxico, não envie para reciclagem.

Existem outras utilidades que você pode dar para as luvas de borracha antigas:

  • Cortar a parte do braço em tiras para criar elásticos e prender o que precisar.
  • Usar a palma da luva como tapete antiderrapante para vasos e outros potes, ou até no pé das cadeiras caso não queira que elas deslizem.
  • Corte as pontinhas dos dedos das luvas e coloque em rodos e vassouras para evitar que escorreguem na parede, como apoio.

Essas luvas costumam ser livres de BPA, látex, ftalatos, vinil, MBT e até talco. Sendo uma ótima opção para quem tem alergia a esses produtos.