Como descartar caixa de ovos

Como descartar caixa de ovos? Tem comprado muito ovo e não sabe o que fazer com as caixas? Será que as caixas de papelão podem ser recicladas? E as caixas de plástico? Neste post explicaremos sobre o descarte consciente de caixas de ovos para evitar ao máximo a destruição do meio ambiente.

Como descartar caixa de ovos

As caixinhas de ovos, não importa se são de papelão ou plástico, infelizmente são prejudiciais para o meio ambiente. Elas poluem como todos os outros produtos feitos do mesmo material.

Tanto as caixas de ovos de plástico quanto as de papelão podem sim ser recicladas. Portanto você pode separar corretamente junto com o tipo de lixo que é levado pela coleta de reciclagem da sua cidade. Caso não tenha coleta onde você mora, você mesmo pode entregar no posto de reciclagem. Para saber o local correto, basta entrar em contato com a prefeitura, pois eles possuem cadastro dessas empresas.

Se a caixinha de plástico estiver suja, você pode lavar, secar e colocar com os produtos plásticos que serão recolhidos.

Como descartar caixa de ovos
Como descartar caixa de ovos

Se a caixa for de papelão e sujou de ovo quebrado, não tem jeito, não lave e não coloque nos produtos para reciclar. Neste caso a caixa, infelizmente, terá que ser jogada no lixo comum. Ou então você pode fazer compostagem do mesmo jeito que é feito com outros papéis e caixas.

E caixinha de ovo feita de isopor, pode reciclar?

Nem todas as caixas de isopor podem ser recicladas, portanto dê preferência para ovos que venham em caixinha de papelão ou de plástico. Principalmente porque as de papelão se decompõe mais rápido que o plástico, caso acabem sendo destinadas para o aterro sanitário com lixo orgânico. Existem inclusive ovos que vêm em caixinhas já recicladas.

Uma dica para quem gosta de fazer artesanato, é criar brinquedos para crianças usando as caixas de ovos. Existem várias dicas de reaproveitamente de caixinhas de ovos na web.