Como descartar secador de cabelo e chapinha? Será que podem ser reciclados para não prejudicar o meio ambiente? Neste post falaremos um pouco sobre o descarte consciente de secadores de cabelo, chapinhas e outros equipamentos eletrônicos de cabelo.
Como descartar secador de cabelo e chapinha
Os secadores e chapinhas possuem partes plásticas e metálicas que demoram canos e anos para se decompor no meio ambiente, trazendo prejuízos para gerações futuras. Portanto não devem nunca ser colocados junto do lixo comum de comida que será levado para o aterro sanitário.
Caso você não queira mais usar e esteja funcionando, tente doar o secador ou chapinha para algum vizinho ou amigo, mesmo que você não queira alguma pessoa ainda poderá aproveitar.
Se o aparelho não estiver funcionando você pode verificar se a assistência técnica da marca aceita o equipamento como doação.
Se não aceitar, o último recurso é a reciclagem. Secadores, chapinhas e outros aparelhos eletrônicos para cabelo são recicláveis, assim como outros eletrodomésticos.
Primeiro verifique com a marca do secador, normalmente eles possuem a opção de logística reversa, na qual você envia para o fabricante e eles fazem o descarte consciente do equipamento. Mas atenção! Infelizmente não são todas as marcas que possuem este serviço.
Caso seu secador não possua opção de logística reversa, verifique com a prefeitura da sua cidade sobre posto de coleta de reciclagem de eletrodomésticos. Eles irão aceitar seu secador ou chapinha para fazerem a reciclagem e reaproveitar partes de plástico e de metal.
Se na sua cidade não tiver, você pode verificar empresas online como a Ecoassist e outras.
Evite sempre jogar no lixo comum, no aterro eles só irão servir para aumentar a poluição.