Como descartar produtos químicos para fotografia

Como descartar produtos químicos para fotografia? Eles são perigosos e podem contaminar o meio ambiente? Neste post explicamos as maneiras de descarte consciente de químicos para fotografia, para evitar ao máximo a contaminação do meio ambiente e mortes da fauna local.

Maneiras de descartar produtos químicos para fotografia

Os químicos para fotografia são produtos tóxicos que podem causar contaminação do meio ambiente, trazendo perigo para os animais e para saúde das pessoas que moram no local. Portanto nunca devem ser descartados pelos ralos de pia ou vasos sanitários!

Infelizmente esses produtos não podem ser reciclados. A prata que fica acumulada na solução pode ser reciclada, é preciso separá-la para enviar para a coleta seletiva correta para este tipo de produto. Eles fazem a recuperação da prata e ela poderá ser reutilizada.

Caso não utilize os produtos até o final, tente encontrar alguém para doar, alguma pessoa que trabalhe com estes tipos de produtos. Assim eles serão utilizados até acabar, evitando o descarte de muita quantidade.

Maneiras de descartar produtos químicos para fotografia
Maneiras de descartar produtos químicos para fotografia

Não havendo uma pessoa que queira seus produtos, então verifique o rótulo da embalagem, normalmente vem escrito as instruções de descarte corretas. Se a embalagem do produto estragou e não tem como ler o que estava escrito, entre em contato com empresas que fazem descarte de resíduos químicos para saber se é possível eles pegarem o conteúdo ou se você pode deixar no local.

Como não existe maneira de descarte seguro desses produtos, o ideal é que você tente utilizar produtos menos tóxicos para o meio ambiente.