Como descartar shampoo e condicionador

Como descartar shampoo e condicionador? O que deve ser feito com as embalagens de plástico duro e com as embalagens macias de espremer? Será que podem ser recicladas como os outros tipos de plásticos? A seguir falaremos um pouco sobre o descarte consciente de shampoo e condicionador, sempre evitando ao máximo a destruição do meio ambiente.

Maneiras de descartar shampoo e condicionador

O shampoo e o condicionador em si não fazem mal para o meio ambiente. Portanto use-os até o final para que a embalagem fique vazia.

A maioria dessas embalagens plásticas são sim recicláveis. Somente no caso das embalagens macias de espremer, pode ter algumas que não são recicláveis. Verifique se aparece o número com o símbolo de reciclagem nela e na tampa.

Se aparecer o número, você pode enxaguar bem a embalagem e deixar separada para coleta de reciclagem de produtos plásticos da sua cidade. Se não houver coleta onde mora, entre em contato com a prefeitura pois eles possuem cadastro dessas empresas.

A dica para reduzir a produção desses produtos plásticos é comprar embalagens maiores que durem por mais tempo. Assim você estará jogando menos quantidade de embalagens no lixo e ainda estará economizando, pois normalmente as embalagens maiores são mais baratas.

Como descartar shampoo e condicionador
Maneiras de descartar shampoo e condicionador

Existem alguns tipos de embalagens de tubo macias que não são recicláveis, neste caso infelizmente não tem o que fazer, você deve jogar no lixo comum mesmo para ser levado ao aterro sanitário. O ideal nesses casos é que a pessoa evite comprar caso não contenha o símbolo de reciclagem. Troque para produtos que venham nas embalagens rígidas que podem ser recicladas.

Outra dica para quem se preocupa com o meio ambiente é comprar shampoo e condicionador em barra. Isso mesmo, este tipo de produto existe e são voltados para o público vegano ou para aqueles que querem reduzir a quantidade de plástico no mundo.