Como descartar fenol

Como descartar fenol? Pode jogar pelo ralo da pia ou no vaso sanitário? Tem possibilidade de reciclar fenol? A seguir explicamos as maneiras para descarte consciente de fenol, para evitar ao máximo a contaminação do meio ambiente.

Dicas para descartar fenol

O mais importante que você precisa saber é que o fenol é um produto químico tóxico de toxicidade aguda (oral, dérmica e inalação), além de corrosivo para pele e mutagênico (que pode causar mutações, alterações genéticas).

Portanto este produto nunca deve ser descartado pelo ralo ou vaso sanitário, pois não deve entrar em contato com sistemas de esgoto e cursos d’água. Ele é considerado nocivo para os organismos aquáticos.

O descarte recomendado para o fenol é a incineração e o processo deve ser realizado por instituições autorizadas, especializadas em tratamento de resíduos. O fenol pode ser mantido em sua embalagem original ao ser entregue para o descarte.

Dicas para descartar fenol
Dicas para descartar fenol

No caso de embalagens vazias, algumas podem ser descontaminadas usando soda cáustica e depois reutilizadas ou recicladas, mas não são todas elas. Alguns fabricantes não recomendam nem a reciclagem da embalagem, mas sim a incineração junto dos resíduos de fenol. É preciso verificar na embalagem do produto.

Utilize luvas e óculos de proteção para manusear o fenol (se possível proteção respiratória), ele causa queimaduras severas à pele, dano aos olhos e vias respiratórias, e pode causar dano em órgãos pela exposição repetida ou prolongada.

Alguns sinais e sintomas de exposição são sensação de queimadura, tosse, respiração ruidosa, laringite, respiração superficial, dor de cabeça, náusea, vómitos, colapso circulatório, taquipneia, paralisia, convulsões e coma. Caso ocorra alguma dessas coisas, procure o médico imediatamente.