Como descartar binóculos e telescópios

Como descartar binóculos e telescópios? Será que podem ser reciclados para não jogar junto do lixo que é levado ao aterro sanitário? Neste post falaremos sobre o descarte consciente de binóculos e telescópios antigos, para evitar a destruição do meio ambiente. O que fazer caso você tenha algum desses produtos guardados.

Dicas para descartar binóculos e telescópios

Binóculos e telescópios não devem nunca ser jogado no lixo comum que é levado ao aterro! Além de conter partes de plásticos, vidro e metal, também podem conter componentes eletrônicos. Todos esses produtos levam anos para se decompor, e podem trazer problemas para as gerações futuras.

Tanto os binóculos quanto os telescópios podem ser reaproveitados por outras pessoas. Caso você não queira mais utilizar, procure alguém que queira ficar com os aparelhos. Mesmo que esteja com defeito, algumas pessoas gostam de deixar como decoração na casa.

Como descartar binóculos e telescópios
Dicas para descartar binóculos e telescópios

Se não conhecer ninguém, verifique se tem algum bazar na sua cidade que compre produtos usados, às vezes eles aceitam o produto para revender.

Caso não tenha ninguém para quem possa doar, uma dica é tentar vender o produto usado em sites como Mercado Livre, OLX e Enjoei. Mas é importante prestar atenção no peso do equipamento, pois se for muito pesado os Correios não entregam, você precisará marcar com o comprador para entregar pessoalmente. Tenha cuidado.

Existem empresas como a Digitech Soluções Tecnológicas e a Micrológika Manutenção de Binóculos que fazem manutenção de binóculos e telescópios. Uma dica é tentar entrar em contato com eles para saber querem ficar com o produto.

Evite ao máximo jogar no lixo comum, como falamos no início do post, esses produtos levam anos para se decompor, e serão prejudiciais para o meio ambiente. Infelizmente não há informações sobre reciclagem deste tipo de produto no Brasil.