Como descartar resíduos de estopas usadas

Como descartar resíduos de estopas usadas? Pode ser jogada no lixo comum ou precisa de algum tratamento especial? Será que pode ser reciclada? Neste post falaremos sobre o descarte consciente da estopa, sempre evitando ao máximo a destruição do meio ambiente.

Dicas para descartar resíduos de estopas

Para quem não sabe as estopas são uma maçaroca de fios que constituem sobras de tecelagens e que é geralmente empregada para a limpeza nas oficinas de automóveis. Também é usada na calefagem de embarcações, chumaços são usados para preencher as juntas em embarcações de madeira.

As estopas normalmente são usadas nas oficinas para limpar peças sujas de óleo e outros produtos. Portanto elas não devem nunca ser jogadas no lixo comum pois podem contaminar o meio ambiente e trazer riscos à saúde pública.

São resíduos que se enquadram na Classe 1: perigosos da NBR 10004. Nessa classe estão óleo lubrificante usado ou contaminado, acumuladores elétricos à base de chumbo, lâmpadas com vapor de mercúrio e iodos gerados na pintura industrial. São produtos que apresentam inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade e patogenicidade.

Como descartar resíduos de estopa usada
Dicas para descartar resíduos de estopa usada

As estopas contaminadas devem ser guardadas em tonéis de plástico em local coberto. Para não ficar no ambiente e sofrer alguma avaria.

Existem três possibilidades de descarte para estes resíduos:

  • Podem ser enviados para o reaproveitamento, serão usadas como combustível alternativo para queima em fornos de cimento ou para processo de refino de óleo.
  • Podem ser enviados para aterro de resíduos perigosos onde serão enterrados.
  • Podem ser enviados para a incineração, onde serão queimadas para descarte, ao invés de reaproveitamento.

Evite ao máximo jogar estes produtos no lixo comum, nunca jogue na rua ou em rios.