Descarte de óleo de motor, pode reciclar?

Como fazer descarte de óleo de motor, também conhecido como fluido de transmissão? Você resolveu trocar o óleo do motor do carro e não tem idéia do que fazer o com o óleo velho? Qual maneira correta de jogar óleo de motor fora, será que pode jogar direto no lixo? Será que óleo de motor é reciclável?

Descarte de óleo de motor

É muito importante tentar realizar a reciclagem do óleo de motor pois ele prejudicial ao meio ambiente, causando problemas irreversíveis. Tente não jogar direto no lixo comum ou no ralo. Um litro de óleo de motor jogado no ralo pode poluir um milhão de galões de água!

Óleo, como fazer descarte de óleo de motor
Descarte de óleo de motor

Tente separar o óleo usado em um pote com tampa, garrafa pet ou outra vasilha que tenha tampa e vede bem. Não adicione água nem outro produto senão você contaminará o óleo e ele não poderá ser reciclado. Leve em um posto de reciclagem de sua cidade, se não souber onde verifique na Prefeitura da sua cidade. O posto irá fazer o rerrefino do óleo.

Caso não tenha um posto de reciclagem, entre em contato com oficinas mecânicas do seu local, pode ser que eles reutilizem o óleo usado para outra coisa. Ou realize a troca do óleo direto em uma oficina, pois eles já possuem uma maneira correta de descarte.

O óleo de motor pode ser usado como combustível em caldeiras, aquecedores e outros. Também pode ser destilado em combustível diesel ou marítimo.

Óleos lubrificantes e para rabeta na Amazon.

Se não tiver onde entregar o óleo para ser reciclado coloque-o em uma vasilha que fique bem embalado e não tenha risco de vazar. Embrulhe com jornal e depois com saco plástico. Jogue no lixo comum, assim não irá ocorrer vazamento e contaminar o solo.

Deixe um Comentário