Descartar óleo de fritura, onde descartar, prejuízos

O óleo, assim como azeite e gordura, são um dos piores produtos de cozinha para se jogar fora. Muitas pessoas jogam no ralo da pia ou ralo do banheiro, mas NUNCA se deve fazer isso! O óleo pode endurecer dentro do cano do esgoto e fazer o esgoto voltar para dentro da casa. Mas então como se deve descartar óleo de fritura? Onde realizar o descarte do óleo de cozinha? Quais os prejuízos para o meio ambiente? Saiba mais abaixo.

Descartar óleo de fritura

A melhor maneira de descartar o óleo de cozinha é colocando em um pote com tampa, pode ser garrafa pet ou outro pote de vidro, plástico ou lata, mas tem que ter tampa. Espere o óleo esfriar antes de colocá-lo no pote/garrafa. Depois tampe bem, se necessário prenda o pote colocando dentro de um saco plástico. Depois você pode colocar no lixo comum da casa ou do prédio. Mas não jogue pelo duto de lixeira do prédio! Senão o pote vai abrir e vai espalhar tudo.

Outra dica é levar em locais de descarte de óleo, fritura, gordura. Existem empresas especializadas neste tipo de coleta. Você pode encontrar algumas delas nesta página do eCycle. No primeiro campo escreva Óleo de Cozinha, depois digite a cidade e clique em “Buscar”. Vão aparecer todos os pontos de coleta de óleo disponíveis.

Descartar óleo de fritura, onde descartar, prejuízos
Descartar óleo de fritura, onde descartar, prejuízos

Lembre-se, antes de lavar os pratos e panelas em que usou o óleo, passe papel toalha para o óleo não ir para o ralo. Você também pode filtrar e reutilizar o óleo umas duas vezes sem perder a qualidade da fritura, mas verifique se ele está nublado ou cheirando mal, se estiver jogue fora.

Prejuízos ambientais do descarte incorreto de óleo de cozinha

Algumas pessoas recomendam jogar o óleo na terra, mas a Companhia de Saneamento Básico de São Paulo não recomenda este processo. O descarte no solo pode criar uma camada impermeável na superfície pois o óleo é menos denso que a água, aumentando as chances de enchentes e poluindo águas no subsolo dos rios. Além disso esta camada não deixa o oxigênio passar para os peixes e seres vivos que moram na água, matando tudo ao redor.

Para se ter uma idéia, um litro de óleo contamina um milhão de litros de água! Portanto precisamos ter consciência e não sair matando tudo ao nosso redor.

Deixe um Comentário