Descarte de pneus, como descartar, onde descartar

Muitas pessoas não sabem, mas o descarte de pneus feito de maneira incorreta pode trazer vários problemas para o meio ambiente. Só no Brasil são descartados 450 mil toneladas de pneus por ano. Estes pneus demoram 600 anos para decomporem e se transformam em criadouros de mosquitos da dengue e outros transmissores de doenças. Por isso é muito importante fazer o descarte de pneus corretamente. Veja agora como e onde descartar pneus.

Descarte de pneus

Sempre que for trocar os pneus do carro, deixe os pneus com a empresa de quem você está comprando os novos. Pois normalmente eles têm um outra empresa que realiza a coleta para reciclagem. Outra opção para quem quiser, é procurar um centro de reciclagem de pneu. Mas infelizmente não são todas as cidades do Brasil que possuem.

Na página do eCycle é possível verificar se sua cidade possui. Digite Pneus no primeiro campo, depois digite o nome da sua cidade e clique em “Buscar”. Se houverem postos de coleta eles aparecerão com endereço dentro de um mapa. É só clicar em cima do posto e depois “Mais detalhes do posto”.

Descarte de pneus, como descartar, onde descartar
Descarte de pneus, como descartar, onde descartar

Pneus que não são mais utilizados, inservíveis, são cortados e enviados para indústrias de cimentos para serem usados nos fornos, para fabricação de asfalto-borracha, até fabricação de grama sintética. Tem várias utilizações os pneus, não precisando ficar no meio ambiente para trazer danos à saúde.

Em pneus de caminhões normalmente se faz recauchutagem. Se não tiver mais como recauchutar deixe os pneus na própria recauchutadora que eles vão enviar para uma reciclagem.

Deixe um Comentário