Como descartar banha de porco ou gordura animal

Como descartar banha de porco ou gordura animal? Para jogar fora gordura animal pode jogar ralo abaixo ou ela é prejudicial ao meio ambiente? Abaixo explicaremos sobre as melhores formas de descarte da banha do porco e de outras gorduras animais.

Descartar banha de porco

A verdade é que a gordura animal, assim como a vegetal, causam danos irreversíveis ao meio ambiente. Portanto deve-se evitar ao máximo jogar este tipo de gordura no lixo comum para ser levado ao aterro sanitário.

Nem deve ser jogado pelo ralo da cozinha ou outro ralo da casa, além de contaminar solo e água, também irá causar o entupimento da tubulação. Além disso a água contaminada com gordura terá mais custos para ser tratada nas estações de tratamento de esgoto.

A banha de porco ou outra gordura animal pode sim ser reaproveitada, reciclada, para fabricação de novos produtos como, por exemplo, sabão e produção de biodiesel. Com sete litros de gordura animal é possível preparar 15 Kg de sabão em barra.

Como descartar banha de porco ou gordura animal
Como descartar banha de porco ou gordura animal?

Em algumas cidades brasileiras existem indústrias que recebem estes tipos de gordura para serem recicladas. Verifique na prefeitura da sua cidade para saber se tem alguma onde você mora.

Aprenda a armazenar banha de porco corretamente.

Se não for possível nenhuma maneira de descarte especificada acima, coloque a gordura dentro de saco plástico bem fechado ou pote plástico que vá jogar fora. Feche bem e coloque para ser levado pelo trabalhador da coleta de lixo. Fechando bem você irá evitar que a gordura contamine o solo e água.

Deixe um Comentário