Como descartar tampa para copo

Como descartar tampa para copo? Essas tampinhas podem ser recicladas ou devo jogar no lixo comum junto dos restos de alimentos? Neste post trazemos algumas dicas sobre o descarte consciente de tampinhas de copos descartáveis, sempre pensando na melhor maneira para o meio ambiente.

Dicas para descartar tampa para copo

A maioria dessas tampas para copinhos descartáveis são feitas de plástico e outros materiais misturados. Infelizmente muitas delas não podem ser recicladas, a não ser que tenham sido produzidas com material especial. Algumas dessas tampas vêm com símbolo de reciclagem, mas mesmo assim são difíceis de reciclar por serem pequenas e leves, feitas com plástico de baixa qualidade, e acabam contaminando outros produtos recicláveis.

Caso você possua esses tipos de tampinhas em casa, não tem jeito, separe junto do lixo orgânico comum que será levado ao aterro sanitário.

Como a maioria dessas tampinhas não podem ser recicladas, recomendamos utilizar copos feitos de inox, plástico, ou algum material que seja reciclável, e já são vendidos com tampa embutida. Dê preferência para xícara de café reutilizável.

Como descartar tampa para copo
Dicas para descartar tampa para copo

Quem não puder comprar algum copo ou xícara reutilizável, ou se você for dono de loja de venda de cafés e outras bebidas que necessitem de tampa, escolha versões recicláveis ou biodegradáveis destas tampinhas. Existem versões feitas de papel, que mesmo não podendo ser recicladas, irão degradar mais rapidamente no meio ambiente.

Evitar o uso é a maior contribuição que você poderá fazer para o meio ambiente e para as gerações futuras.