Como descartar ração de cachorro e gato estragada? Será que pode ser colocada na compostagem? Neste post trazemos algumas dicas de descarte consciente de ração animal, sobre o que fazer com ração de cães e gatos que estiverem fora da validade.
Dicas para descartar ração de cachorro e gato
É importante destacar que você não deve alimentar seu companheiro com ração vencida, pois pode causar problemas de saúde gastrointestinal. Mesmo que não esteja mofada ou alguma aparência estranha, passou da validade, evite colocar para ele comer.
As rações costumam ser feitas de subprodutos animais como farinha de carne e osso, e subprodutos à base de plantas, como farelo de soja. Estes ingredientes são processados em uma mistura de proteínas e carboidratos, cozidos para formar a ração. Algumas marcas contém vitaminas e minerais.
Por isso a ração para cachorros e gatos pode, sim, ser colocada na compostagem. Caso você faça compostagem na sua casa, essa seria a melhor maneira de reduzir a quantidade de resíduos de ração. É importante que a compostagem tenha um bom equilíbrio de materiais ricos em nitrogênio e ricos em carbono. E que seja misturada com outros tipos de material orgânico para se decompor corretamente. Além disso, é preciso que tenha circulação de ar suficiente.
O mesmo pode ser feito com biscoitos para cães e gatos, você também pode adicionar na sua compostagem. Em média, a ração animal ou biscoitos, levam umas três semanas para se decompor completamente, mas este tempo pode variar um pouco, dependendo dos ingredientes da ração.
Quem não tiver compostagem em casa, pode deixar a ração animal vencida junto dos resíduos de alimentos orgânicos, que serão levados pela coleta de lixo para o aterro sanitário. A ração não demora muito para se decompor no ambiente, pois são alimentos perecíveis, e não trará problemas para gerações futuras.