Como descartar talheres de madeira

Como descartar talheres de madeira? Comprou talheres de madeira descartáveis para alguma festa e gostaria de saber se deve jogar fora no lixo junto dos alimentos? Será que podem ser reciclados? Neste post trazemos algumas dicas sobre o descarte consciente de talher de madeira, sempre pensando na melhor maneira para não prejudicar o meio ambiente.

Dicas para descartar talheres de madeira

No Brasil ainda não está tão comum o uso de garfo, faca e colher de madeira, mas eles estão a venda em sites como Mercado Livre ou lojas que vendem produtos ecológicos. Esses tipos de talheres são considerados biodegradáveis, pois sua decomposição no meio ambiente é mais rápida do que os talheres comuns de ferro, inox ou plástico.

Infelizmente os talheres de madeira não podem ser reciclados. Mas podem ser adicionados na compostagem, caso tenha em sua casa. Eles se decompõem, se transformando em um adubo excelente. Caso não tenha compostagem em casa, coloque junto do lixo orgânico de alimentos da cozinha, que será levado pela coleta de lixo, eles irão se decompor no aterro sanitário.

Apesar de serem biodegradáveis, é importante levar em conta que são produtos descartáveis, ou seja, você irá jogar fora após um único uso. Será que são mesmo melhores para o meio ambiente, do que os talheres de inox que reutilizamos diversas vezes por anos e anos?

Como descartar talheres de madeira
Dicas de como descartar talheres de madeira

Acaba sendo o mesmo problema dos hashis de madeira, famosos pauzinhos para comida japonesa. Por ano no Japão são descartados mais de 80 milhões de hashis, o equivalente a 20 milhões de árvores. Lembrando que alguns hashi já são produzidos a partir árvores plantadas especialmente para este fim.

Quantas árvores seriam necessárias para produzir a quantidade de talheres de madeira, caso todos utilizassem este tipo de produto? Portanto, mesmo que se degrade rapidamente no ambiente, você acaba jogando fora após um único uso. É preciso analisar se a quantidade de talher de madeira que será descartado, não será mais prejudicial para as florestas, do que reutilizar os talheres de inox, por exemplo.