Como descartar tapete higiênico para cachorro? Devo jogar no lixo comum junto dos resíduos de alimentos? Será que podem ser reciclados? Neste post trazemos algumas dicas sobre o descarte consciente de tapetes higiênicos, sempre pensando na melhor maneira para evitar a destruição do meio ambiente.
Dicas para descartar tapete higiênico para cachorro
Infelizmente os tapetes higiênicos para cachorros não são recicláveis, eles têm o mesmo problema que as fraldas para bebês. Alguns são até produzidos de materiais de fraldas não utilizadas, mas em sua maioria são feitos de plástico, gaze e hidrogel polimérico de poliacrilato de sódio que é superabsorvente. Por isso são produtos considerados prejudiciais para o meio ambiente, uma vez que não se tem uma maneira ‘amigável’ de descarte.
Já existem versões “verdes” destes tapetes, mas ainda são difíceis de encontrar. Neste caso são produtos feitos de bioplásticos da cana de açúcar e de materiais de fraldas não utilizadas, como falamos anteriormente. Mas isso não quer dizer que eles irão se decompor mais rapidamente no meio ambiente, infelizmente.
Os plásticos de cana de açúcar não se decompõem mais rapidamente do que os plásticos normais, eles não são biodegradáveis nem compostáveis. Eles podem ser reciclados, mas neste caso do tapete, não é possível reciclar, pois o plástico estará contaminado, prejudicando toda cadeia da reciclagem.
Portanto, não existe uma alternativa boa para o meio ambiente, no caso do descarte de tapete higiênico para cães. O preferível é não utilizar. Sabemos que nem sempre isso é possível, pois muitas pessoas não moram em apartamentos e não têm como sair com seus cães, devido a trabalho ou outros problemas. Se possível evite o uso, ou tente trocar por versões mais ecológicas. Um exemplo são os sanitários higiênicos com grama sintética (que pode ser reutilizado por duas a três semanas).