Como descartar jaca

Como descartar jaca corretamente? O que fazer com a casca e sementes da jaca, deve-se jogar no lixo ou podem ser reaproveitadas? Estas partes da jaca são prejudiciais ao meio ambiente? Falaremos neste post sobre a melhor forma de descarte da jaca.

Como descartar jaca

O descarte de partes da jaca no lixo não traz prejuízo ao meio ambiente pois é um lixo orgânico. Mas, apesar de não ser prejudicial, é importante que as pessoas saibam que é possível aproveitar até as sementes da jaca, para não haver desperdício.

Para quem não sabe a jaca é muito utilizada pelos veganos e vegetarianos como “carne”, sendo um bom substituto em pratos salgados usando a jaca cozida e desfiada. As pessoas preparam sanduíche de jaca, tacos, em recheio de pizza e até em sopas.

O que muitas pessoas não sabem é que até os caroços e a casca da jaca podem ser reaproveitadas em receitas. Isso mesmo, você não precisa jogar nada fora.

Da casca pode ser feito doce tipo compota. Basta lavar bem a casca da jaca com escovinha em água correte. Corte a casca em cubinhos, você vai precisar de duas xícaras. Depois coloque na panela no fogo três xícaras de açúcar com três xícaras de água e um pouco de canela, mexa até virar calda, acrescente a casca da jaca e mexa. Deixe cozinhar a casca e apurar. Coloque em vasilha e deixe esfriar na geladeira.

Como descartar jaca reaproveitar semente e casca
Como descartar jaca? O que fazer com caroços e casca?

No caso das sementes frescas, elas devem assadas, torradas ou cozidas, senão estragam rapidamente. Antes de colocar para assar ou torrar, limpe retirando as fibras que ficam em volta da semente. Seque em papel toalha e leve ao forno por cerca de 40 minutos a 180°C. Quando estiver pronto jogue uma pitada de sal.

As sementes também podem ser cozidas em panela com água e sal para serem utilizadas em outros pratos quentes ou frios como saladas.

Deixe um Comentário