Como descartar aquecedor de água a gás

Como descartar aquecedor de água a gás? Esse aparelho pode ser reciclado como os eletrodomésticos? Neste post falaremos um pouco sobre o descarte consciente de aquecedor de água, para evitar ao máximo prejudicar o meio ambiente.

Como descartar aquecedor de água a gás

Como os aquecedores de água possuem partes de metal e de plásticos, não devem nunca ser colocados no lixo comum que é levado ao aterro, pois ficarão anos e anos no meio ambiente sem se decompor, trazendo problemas para gerações futuras.

Se o aquecedor a gás estiver funcionando, tente doar para alguém que esteja precisando, pode ser vizinho ou amigo, assim o equipamento será utilizado por mais tempo antes de ser jogado fora.

Você também pode verificar com gasistas ou lojas que consertem aquecedores, pois eles podem querer seu aparelho para consertar e vender.

Como descartar aquecedor de água a gás
Como fazer descarte consciente de aquecedor de água a gás

Não havendo alguém para doar, uma dica é entrar em contato com o fabricante do aquecedor de água a gás, pois alguns deles possuem opção de logística reversa, você envia o equipamento com defeito e eles fazem o descarte consciente.

Por exemplo, a marca Rinnai de aquecedores possui este serviço nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná, basta agendar a coleta por este formulário.

Não encontrando ninguém, os aquecedores de água podem sim ser reciclados, normalmente quem faz essa reciclagem são coletas de lixo eletrônico. Caso não saiba onde fica na sua cidade, fale com a prefeitura pois eles possuem registro das empresas.

Outra opção é procurar serviços de coleta de lixo eletrônico na internet, existem algumas empresas como a Ecoassist ou a Recycare que buscam na casa da pessoa, desde que pague um valor preestabelecido.

É muito importante evitar ao máximo jogar o produto no lixo comum, pois isso só irá trazer problemas no futuro.