Como descartar grills e torradeiras? Será que eles podem ser reciclados como a geladeira e outros eletrodomésticos? Neste post falaremos um pouco sobre o descarte consciente de grills e torradeiras, para evitar ao máximo a destruição do meio ambiente.
Processo para descartar grills e torradeiras
Grills e torradeiras são eletrodomésticos como outros quaisquer, portanto não devem nunca ser jogados no lixo comum, pois são feitos de metal, plásticos e componentes eletrônicos, que permanecem anos e anos na natureza sem se decompor.
Caso o aparelho ainda esteja funcionando, não jogue fora, procure alguém para quem possa doar. Seja vizinho ou familiar, alguém poderá continuar utilizando por mais tempo.
Não encontrando ninguém para doar, procure uma reciclagem de eletrodomésticos. O grill e a torradeira podem ser reciclados. Suas partes são separadas e recicladas de acordo.
Dependendo da marca do seu grill ou da torradeira, a própria marca pode aceitar o equipamento de volta para eles fazerem o descarte consciente, mas não são todas as marcas que possuem essa logística reversa, entre em contato com a marca do seu equipamento para saber.
Não havendo opção, então procure posto de reciclagem da sua cidade. Se não souber onde fica, entre em contato com a prefeitura, pois eles costumam possuir cadastro dessas empresas. Também existem algumas empresas de reciclagem na web que buscam o equipamento na sua casa, desde que seja pago um valor.
O mais importante é, nunca jogue no lixo comum que será levado ao aterro sanitário. Esses produtos ficam anos e anos se acumulando, trazendo perigos para as gerações futuras, contribuindo para enchentes e outros problemas.