Descarte de geladeira gratuito

Como deve ser feito o descarte de geladeira? Pode colocar no lixo comum para ser levado para o aterro sanitário? Existe logística reversa para geladeiras, refrigeradores? Explicaremos sobre como descartar geladeira de maneira consciente, para tentar prejudicar o menos possível o meio ambiente.

Descarte de geladeira

Se a geladeira/refrigerador ainda estiver funcionando pense em doar o equipamento para algum conhecido ou instituição antes de realizar o descarte. Faça o descarte como última alternativa.

Geladeiras não devem ser jogadas no lixo comum pois as companhias responsáveis pelo recolhimento de lixo não têm como levar estes equipamentos nos caminhões. Além disso, eletrodomésticos poluem o meio ambiente, contribuindo para enchentes, dengue e outros problemas para nossa saúde.

Como fazer descarte de geladeira
Como fazer descarte consciente de geladeira

Geladeiras antigas também podem liberar gases tóxicos como o CFC, clorofluorcarboneto, que reduzem a camada de ozônio, aumentando a entrada dos raios ultravioletas do sol na Terra. Além disso contém mercúrio, substância química que causa problemas gravíssimos em altas concentrações.

A melhor maneira de descarte de geladeira portanto é a reciclagem. No processo eles irão remover os agentes de refrigeração que são perigosos, e tratá-los com processo térmico para transformar em solução ácida e ser usada na indústria química. O restante da geladeira, plásticos, ferro, alumínio e outros, são triturados e enviados para o local correto para tratamento.

Como encontrar reciclagem de geladeira?

Se não souber onde tem uma cooperativa ou posto de coleta na sua cidade, entre em contato com a prefeitura, eles possuem o registro de todas as empresas de reciclagem local.

Outra dica é entrar em contato com a fabricante da geladeira talvez eles possuam algum logística reversa e possam pegar o equipamento na sua casa. Por exemplo, no site da Brastemp é possível falar com o atendimento sobre descarte entrando nesta página e clicando em “Acesse aqui” dentro de “Produtos – características, funções, dúvidas, limpeza e descarte”. Você poderá digitar o número de série da geladeira para prosseguir.

A Consul também possui alguns postos de coleta, mas não pegam na casa da pessoa.

Existe empresa que recolhe a geladeira gratuitamente?

As empresas de lixo das cidades não costumam recolher eletrodomésticos, elas possuem apenas o disque entulho, para recolhimento de entulho grátis, mas o serviço não está disponível em todas as cidades brasileiras.

Não costumam existir empresas que recolhem estes equipamentos gratuitamente pois o custo é caro, mas você pode tentar procurar também falando diretamente com a prefeitura ou falando com pessoas na rua, inclusive com kombis de frete.

Existem empresas que pegam o eletrodoméstico na sua casa pagando um valor do frete. Um exemplo é a Ecoassist de São Paulo.

Deixe um Comentário